Cinema e TV

Brigitte Bardot no Brasil

quarta-feira, fevereiro 03, 2016

Por Rafaella Britto


No verão de 1964, a musa Brigitte Bardot aterrissou pela primeira vez no Brasil – mais precisamente, no Rio de Janeiro, acompanhada de seu então namorado, o playboy marroquino naturalizado brasileiro, Bob Zagury. O destino era a pequenina cidade de Búzios, à época, distrito de Cabo Frio, paraíso desconhecido onde não havia água encanada ou energia elétrica. 
A francesa, sensação mundial, foi recebida sob os holofotes de fotógrafos da imprensa, dos quais buscou fugir durante os dias de sua estada na casa de Ramón Avellanero, cônsul da Argentina, localizada na Rua das Pedras. BB buscava o retiro da fama e do glamour: de cabelos desbotados e sem maquiagem, era vista ora brincando com cabras, ora entre os pescadores das pacatas vilas, caminhando tranquilamente pelas praias, feiras e igrejas.


Verão de 1964: BB caminha pelas vilas de pescadores em Búzios, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Verão de 1964: BB caminha pelas vilas de pescadores em Búzios, Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Bob Zagury e Brigitte Bardot (Foto: Reprodução)

BB, porém, não passava despercebida: sua presença em Búzios revelou ao mundo o pequeno distrito, que logo tornou-se município e passou a atrair turistas mundo afora. Em homenagem, a Prefeitura local criou a Orla de Bardot, na Praia da Armação, e erigiu ali uma estátua de bronze retratando a atriz em tamanho natural. A estátua de Bardot é hoje o ponto turístico mais procurado da cidade de Búzios. 
Em sua biografia, BB descreveu os dias que viveu no Brasil como os mais felizes de sua vida: "Ali descobri o verdadeiro Brasil e a verdadeira paz. Guardo preciosamente a lembrança inesquecível de um pequeno paraíso onde eu corria descalça, acompanhada de um gato que eu chamava de Moumoume, maravilhada com os beija-flores, com os flamboyants, a buganvílias, a cor de um mar cheio de espuma translúcida e brilhante que me parecia um champanha azul e com o qual eu me embriagava."

Verão de 1964: Brigitte Bardot aterrissa no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Bob Zagury e Brigitte Bardot (Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Para contar a história da passagem de BB em solo brasileiro, foi produzido o documentário “A Búzios de Bardot”, lançado em 1º de abril de 2014 durante uma exposição de fotografias na Secretaria de Turismo de Búzios. No filme, fotógrafos, antigos habitantes da cidade e outras personalidades descrevem o convívio com a atriz à época de sua vinda ao Brasil. 

You Might Also Like

3 comentários

  1. Estive lá no final do ano passado e tirei uma foto da estátua dela. Nem sabia que tinha essa estátua lá, fui pega de surpresa, rs. Gostei da sugestão do documentário, vou salvar aqui para ver mais tarde.

    ResponderExcluir
  2. Que amorzinho a foto dela com o cervo e deitada no mar!

    ResponderExcluir
  3. BRIGITT BARDOTT♥♡♥Simbolo sexual marcante em sua bela presença e graciosidade para com as pessoas de Buzios magnificpu e sua simplicidade e simpatio o se encanto por este local que atravez dela tornou um it para o turismo mundial!!♥♥♡♡Vou para Buziar e sentir bemo sol,o vento e o encanto de vivrler dias apaixonantes como Brigtt !!♥♡♥♡♥♥♥

    ResponderExcluir

Sobre

Criado em 2010 por Rafaella Britto, o blog Império Retrô aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre arte, moda e comportamento.


Entre em contato através do e-mail:


contato.imperioretro@gmail.com

Termos de uso

Os textos aqui publicados são escritos e/ou editados por Rafaella Britto e só poderão ser reproduzidos com autorização prévia da mesma (Lei do Direito Autoral Nº 9.610 de 19/02/1998). Produções e materiais de terceiros são devidamente creditados. As imagens ilustrativas são coletadas a partir de locais diversos e são empreendidos todos os esforços para encontrar seus autores/detentores e creditá-los. Se você, artista ou pessoa pública, teve sua imagem utilizada sem autorização, entre em contato e prontamente iremos creditá-la ou retirá-la de nossa publicação.