Rafaella Britto


Me chamo Rafaella Britto. Nasci e vivo em São Paulo. Ainda criança interessava-me pela história da moda e o cinema clássico, e, aos 12 anos, criei meu primeiro blog. Mais tarde, o blog - inicialmente um hobby - veio a chamar-se Império Retrô, tornando-se um projeto de jornalismo independente que aborda a influência do passado sobre o presente, explorando os diálogos entre moda, arte e sociedade. 
Sou estudante do primeiro ano do curso de Letras - Português/Inglês do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Possuo cursos em comunicação e cidadania pela Universidade de São Paulo (USP), desenho de moda pela Escola de Moda Profissional (EMP), e atuo como professora de inglês na rede particular. Colaborei com veículos como Baú Vintage, Jornal D’Aqui e Arte Ref, e, ocasionalmente, realizo críticas de cinema e matérias na seção comportamento para o portal Universo Retrô
Nos primeiros anos da adolescência, desenvolvi trabalhos como modelo publicitária, partindo, mais tarde, para a produção alternativa. Fui atriz e roteirista do curta-metragem independente Medéia, projeto das extintas Oficinas Culturais Metropolitanas, e prefaciadora do livro Embarque dos Anjos, de David Ferreira. 
Em 2017, lancei o projeto Cine Suffragette, publicação online multilíngue que discute representatividade e empoderamento feminino no cinema. 

Moda é, para mim, arte, ciência e liberdade. Meu estilo pessoal é construído a partir de referências distintas que vão da Art Noveau à estética contracultural setentista. 
Cinéfila inveterada, transito pelos cinemas de todo o mundo, porém nutro amor profundo pelas vanguardas do cinema mudo, o cinema latino-americano das décadas de 1960-70 e a magia dos musicais da Old Hollywood.  
Amante de música, divido-me entre o romantismo do jazz e o vigor das guitarras psicodélicas. A literatura e o estudo das religiões também exercem fascínio sobre mim.
O Império Retrô é o espaço onde compartilho esta visão plural das artes e cultura. Seja bem-vindo e sinta-se à vontade! Todo o conteúdo é produzido inteiramente por mim especialmente para você, que busca inspirações, reflexões e boas leituras. 

ACOMPANHE TAMBÉM:

INSTAGRAM | @imperioretro 
FACEBOOK | Império Retrô
TWITTER | @imperioretro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita e sinta-se à vontade para opinar. Lembre-se de que:

(1) Todos os comentários são moderados pela editora do Império Retrô;
(2) Críticas e sugestões serão bem-vindas;
(3) Não serão aceitos spams e comentários anônimos de cunho agressivo.